Óleos essenciais mais utilizados no Brasil… E outros de presente!



A paixão por óleos essenciais surge na primeira inalação. Sim! Essas maravilhas da natureza são potência de restauração, reequilíbrio e cura do corpo, das emoções, de energias estagnadas.


Entretanto, grande parte das consumidoras e consumidores de óleos essenciais, os utilizam apenas como aromatizadores de ambiente ou usam de forma equivocada.


Com aromas que raramente são indesejados, inclusive por quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite, essas substâncias voláteis têm - para o bem e para algo não tão bom assim - ganhado espaço no cotidiano de muita gente! O problema é que grandes empresas, acabam divulgando modos de aplicação e dosagens que não são seguras!


Por exemplo, óleos essenciais ingeridos em copos de água (o que já é absurdo, pois essas substâncias não dissolvem na água), podem causar interação medicamentosa e outros problemas gástricos-digestórios. Doses altas para crianças e idosos, podem acarretar sensibilizações, alergias e outros problemas de saúde… E assim por diante!


Então, vamos combinar uma coisa? Use os óleos essenciais, mas aprendendo um pouquinho mais todos os dias! Sabendo manipulá-los com segurança e com todo respeito à natureza. Aqui, menos é mais, é regra de ouro! Tanto para preservar e cuidar de sua saúde, quanto do meio ambiente.


Combinado?


Agora, vamos para a parte sempre esperada… Deixamos a descrição dos óleos mais utilizados no Brasil, junto com outros presentes. Isto é, acrescentamos óleos como Breu Branco e Cedro do Himalaia, que não são tão usados assim, mas que são incríveis!!!!!! Bora lá!


Alecrim Verdadeiro


Nome científico: Rosmarinus officinalis [quimiotipo cineol]


*FOCO


Estimula a circulação sanguínea e o crescimento capilar. Promove vitalidade para atividades físicas e mentais.

Poderoso antioxidante, está presente em produtos cosméticos anti-idade. Analgésico e anti-inflamatório, é muito usado para dores reumáticas, musculares e articulares. Estimula o crescimento capilar, o fluxo sanguíneo e é hipertensor.

Estimula o estado de alerta, aumenta o desempenho cognitivo, concentração, memória e o humor.

Auxilia quem busca gerenciar seu próprio tempo, ter mais organização e controle das situações (que são possíveis controlar), agir pela razão, mas com alma gentil e limpa energias estagnadas.

Precauções: contraindicado para hipertensos, epilépticos, gestantes, lactantes, crianças com até 7 anos.

Lavanda


Nome científico: Lavandula angustifolia


*Equilíbrio emocional.

A palavra Lavanda vem de lavare, que significa lavar, limpar. Os antigos romanos queimavam a planta para purificar o quarto de doentes, afastando maus fluidos.

Este óleo essencial promove atitudes mais relaxadas. Um dos óleos mais simbólicos, precursor nos estudos de aromaterapia. Acalma, equilibra razão e emoção.

Cicatrizante e anti-inflamatório, é usado para regenerar a pele, tratar acne, equilibrar peles oleosas e ressecadas, micose, combate dermatites, furúnculos, pé de atleta, alergias, eczemas. Por ser cicatrizante também trata queimaduras, estrias e queloides.

Analgésico é muito usado para amenizar dores de cabeça, enxaqueca, sinusite, asma, dores musculares, dores reumáticas. Ameniza assaduras e reações a picadas de insetos. Pode regular o sono de adultos e crianças.

Bastante usado em momentos de tensão e estresse, no combate à insônia, impaciência, preocupação, medos e estados de choque.

Remove indecisões e conflitos emocionais, proporciona leveza, acalma estados conturbados.



Gerânio


Nome científico: Pelargonium graveolens


*Amor próprio.

Equilibrador hormonal, excelente para menopausa, TPM, e estresse. Na pele, reduz linhas de expressão. Emocionalmente, resgata o olhar de carinho, aceitação e cuidado com seu corpo e sua mente.

Hipotensor, estimula a função de glândulas que controlam a produção dos hormônios sexuais, o que o torna excelente para a menopausa e problemas menstruais (cólicas, fluxo menstrual, TPM). Antioxidante, cicatrizante e equilibrador de oleosidade, muito usado para o tratamento de acne, queimaduras, dermatites, dermatoses, celulite, estrias e em cremes rejuvenescedores.

Reanimador, indicado para situações prolongadas de tensão, fobia, estresse e depressão.

Oferece a capacidade do despertar da comunicação íntima, tornando a pessoa capaz de receber e experimentar novas possibilidades. Ideal para pessoas perfeccionistas, pois ajuda a aprender a ouvir e confiar em sua voz interior. Promove a intuição e a sensibilidade dos sentidos.


Bergamota


Nome científico: Citrus bergamia


*Otimismo

Poderoso ansiolítico, promove otimismo, poder pessoal e autovalorização. Especial para momentos em que nos sentimos vulneráveis à opinião externa ou com medo de expor alguma opinião. Equilibrador de apetite, auxilia em casos de dependências e vícios.

Cicatrizante e anti-inflamatório, eficiente para tratamento de psoríase. Imunoestimulante, ajuda a combater desequilíbrios de várias ordens, de leucorreia a cistite, de herpes a resfriado e gripe.

Equilibra o emocional, reduz a ansiedade e a depressão.

Estimula coragem e confiança, eliminando medos em geral. Dissipa a raiva, o ressentimento e o ciúme.

Hortelã do Campo


Nome científico: Mentha arvensis


*Frescor

Analgésico, anti-inflamatório, antisséptico, antiespasmódico, antiviral, adstringente, carminativo, cefálico, descongestionante, emenagogo, expectorante, antitérmico, hepático, nervino, estimulante, estomáquico, sudorífero, vasoconstritor e vermífugo.

Auxilia a eliminar a acne e a seborreia, melhora a circulação, alivia dores musculares, tonifica o sistema digestivo, fortalece o sistema imunológico e é claro, é uma ótima alternativa para melhorar o sistema respiratório como um todo.

Além disso, é benéfico para o sistema nervoso, onde traz efeito revigorante.

Pode ser benéfico para pessoas incapazes de se concentrar, que têm fadiga mental ou lapsos de memória. É o óleo ideal para utilizar em um difusor no escritório, sala de reuniões, ou em qualquer situação onde se deseja uma atmosfera limpa e organizada.

Tea Tree/Melaleuca


Nome científico: Melaleuca alternifolia


*O armarinho de remédios da Aromaterapia.

Poderoso no tratamento de micoses, verrugas, acne e caspa. Purifica ambientes, aumenta a imunidade, é fungicida e antisséptico. Clareia ideias, insights e aumenta a percepção.

Antifúngico potente, combate pé de atleta, onimicose, furúnculos, herpes e previne candidíase. Anti-inflamatório, trata sinusite, bronquite e inflamações cutâneas. Antiviral, previne gripe e catapora.

Energiza, purifica a mente, reabilita, permitindo que toda a energia circule sem estagnações.

Capim Santo/Leomgrass/Capim Limão


Nome científico: Cymbopogon flexuosus


*Acolhimento

Estimula o acolhimento, carinho e respeito. Alivia fadiga mental e estresse.

Seu aroma remete ao cuidado como um abraço de aceitação e fortalecimento dos vínculos familiares.

Fungicida e bactericida, combate pé de atleta e é desodorante. Tônico e adstringente, trata acne e poros abertos. Anti-inflamatório e vasodilatador, tem poder de baixar a pressão arterial, tratar celulite e promover a drenagem linfática.

Combate insônia, estresse e ansiedade. Auxilia em casos de hiperatividade.

Limão Siciliano


Nome científico: Citrus limon


*Clareza

Contribui no desenvolvimento da capacidade de fazer escolhas. Também é indicado para esgotamento mental e dificuldade de concentração. Desintoxica o organismo, reduz a gordura no fígado e depura o sangue. Aumenta a circulação sanguínea.

Fortalece o sistema imunológico, com isso, combate gripe, resfriado e catarro. Previne e trata arteriosclerose e combate celulite. Várias pesquisas apontam atividade antitumoral e o combate à neurodegeneração.

Auxilia no tratamento de traumas, choques e crenças limitantes.

Precauções: É fotossensibilizante, não exponha a pele ao sol por até 12 horas após o uso tópico.

Patchouli


Nome científico: Pogostemon cablin

* Amadurecimento.

Proporciona tranquilidade, tolerância e ensina a impor limites em situações e relações. Trata acne, pele rachada e envelhecida, cicatrizes, eczema, dermatites e queimaduras.

Anti-inflamatório, é eficiente em tratamentos cutâneos como acne, rachaduras, pele envelhecida, caspa, dermatites em geral, eczemas, ulcerações, feridas inflamadas. Fungicida, combate pé de atleta.

Sedativo. Trata de uma série de doenças psicossomáticas, como compulsão alimentar, causadas por angústia e depressão.

Auxilia aqueles que têm dificuldade de dizer não quando necessário. Promove compreensão das relações de causa e efeito e persistência para superar as dificuldades. Estimula a tolerância e integra corpo e mente. Ótimo para momentos de intimidade, despertando autoconfiança e sensualidade.

Com o passar do tempo seu aroma fica melhor e mais encorpado, o que o torna um fixador disputado na perfumaria.

Breu Branco


Nome científico: Protium heptaphyllum


*Autoconhecimento

Anti-inflamatório, antisséptico, citofilático e expectorante. Indicado para asma, bronquite, catarro, tosse, laringite e falta de ar.

Um bom óleo pulmonar, de modo que favorece a respiração e também ajuda o sistema imunológico a combater gripes e resfriados.

Seu aroma desperta a espiritualidade, facilita a entrada em estados alterados de consciência e meditação, equilibra e age como um purificador energético de amplo espectro, eliminando miasmas e energias negativas como ansiedade, raiva, tensão e insegurança. Libera bloqueios emocionais.

Conhecido como olíbano brasileiro, possui efeitos consideráveis no Sistema Nervoso Central, aumentando o fluxo sanguíneo nesta região.

Cedro do Himalaia


Nome científico: Cedrus deodara


*Persistência

Com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, repelente, antioxidante e antimicrobiana. Pode ser usado no tratamento de acne, para preparação de shampoos naturais, como repelente, para a congestão nasal.

É considerado um protetor espiritual. Alivia tensão, preocupações, raiva e medo. Combate problemas crônicos ligados a energias reprimidas, principalmente nos pulmões.

Seu aroma amadeirado remete e traz consigo toda a ancestralidade, despertando introspecção, tranquilidade, paz, sensação de abertura e ligação com o sagrado tanto físico como energético. Excelente para práticas meditativas!

Devido às suas propriedades pode ser utilizado tanto para tratamentos que necessitem de cuidados reparadores fisicamente, quanto em processos de autoconhecimento e estruturação de novos caminhos, trazendo serenidade para tomada de decisões.

Eucalipto Globulus


Nome científico: Eucalyptus globulus


*Limpeza

Elimina pensamentos negativos e sentimentos autodestrutivos. Expectorante e imunoestimulante. Analgésico, alivia dores reumáticas e musculares.

Auxilia em casos de resfriado, rinite, sinusite, bronquite e catarro. É um excelente repelente para insetos.

Anti-inflamatório, usado em picadas de inseto, feridas, dores musculares e artrite. Antimicrobiano, ajuda em casos de infecções na garganta e herpes. Analgésico, alivia dores crônicas e pós operatória

Estimulante mental, equilibra energia e dissolve/limpa pensamentos negativos e repetitivos, despertando para uma consciência coletiva.

Louro


Nome científico: Laurus nobilis

*Poder

Símbolo de imortalidade e vitória, usado por atletas, é a representação vegetal do deus Apolo e foi utilizado no templo de Delfos para consultar o oráculo das profecias. Laurus significa ‘louvor’.

Trabalha complexo de inferioridade e sentimento de rejeição é um potente anti-inflamatório.

Analgésico e anti-inflamatório, utilizado para dores articulares e musculares. Também ameniza os sintomas da gripe e problemas respiratórios, como bronquite aguda. Descongestiona o sistema respiratório e linfático.

Auxilia em casos de confusão mental, dificuldade de concentração, memória e fobias. Promove confiança, coragem para se expor e objetividade. Traz a mensagem de que não precisamos corresponder às expectativas alheias.

Laranja Doce

Nome científico: Citrus aurantium dulcis


*Alegria

Resgata a criança interior, de espírito jovem e alegre. Antidepressivo e ansiolítico, aumenta a imunidade e elimina o estresse trazendo espontaneidade e leveza.

É uma ótima opção para aromatizar sala de espera, ambientes festivos e reuniões entre amigos, estimula o compartilhar e a empatia.

Auxilia em casos de desânimo, tristeza e melancolia e - também - depressão em idosos. Reduz a ansiedade, tristeza, estresse, tensão, palpitação.

Trabalha a criatividade, promove coragem e elimina preocupações. Tem ação de libertar, estimular e ensinar.

Relaxante muscular leve, combate celulite e gordura localizada. Reforça o sistema imunológico. É excelente em casos de prisão de ventre, estimula circulação, elimina a retenção de líquidos e gordura “ruim”.

Ufa! Um monte de informação linda para vocês, feitas com muito amor e boas energias.

Quer aprender a usar aromaterapia com segurança? Faça nosso curso básico online (ao vivo), elaborado especialmente para você que também ama os óleos essenciais e quer saber como usar toda a potência dessas maravilhas com segurança e respeito à natureza!

Até a próxima!

Abraços aromáticos, Van Gravino e Van Watase



23 visualizações0 comentário