Óleos essenciais mais utilizados no Brasil… E outros de presente!



A paixão por óleos essenciais surge na primeira inalação. Sim! Essas maravilhas da natureza são potência de restauração, reequilíbrio e cura do corpo, das emoções, de energias estagnadas.


Entretanto, grande parte das consumidoras e consumidores de óleos essenciais, os utilizam apenas como aromatizadores de ambiente ou usam de forma equivocada.


Com aromas que raramente são indesejados, inclusive por quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite, essas substâncias voláteis têm - para o bem e para algo não tão bom assim - ganhado espaço no cotidiano de muita gente! O problema é que grandes empresas, acabam divulgando modos de aplicação e dosagens que não são seguras!


Por exemplo, óleos essenciais ingeridos em copos de água (o que já é absurdo, pois essas substâncias não dissolvem na água), podem causar interação medicamentosa e outros problemas gástricos-digestórios. Doses altas para crianças e idosos, podem acarretar sensibilizações, alergias e outros problemas de saúde… E assim por diante!


Então, vamos combinar uma coisa? Use os óleos essenciais, mas aprendendo um pouquinho mais todos os dias! Sabendo manipulá-los com segurança e com todo respeito à natureza. Aqui, menos é mais, é regra de ouro! Tanto para preservar e cuidar de sua saúde, quanto do meio ambiente.


Combinado?


Agora, vamos para a parte sempre esperada… Deixamos a descrição dos óleos mais utilizados no Brasil, junto com outros presentes. Isto é, acrescentamos óleos como Breu Branco e Cedro do Himalaia, que não são tão usados assim, mas que são incríveis!!!!!! Bora lá!


Alecrim Verdadeiro


Nome científico: Rosmarinus officinalis [quimiotipo cineol]


*FOCO


Estimula a circulação sanguínea e o crescimento capilar. Promove vitalidade para atividades físicas e mentais.

Poderoso antioxidante, está presente em produtos cosméticos anti-idade. Analgésico e anti-inflamatório, é muito usado para dores reumáticas, musculares e articulares. Estimula o crescimento capilar, o fluxo sanguíneo e é hipertensor.

Estimula o estado de alerta, aumenta o desempenho cognitivo, concentração, memória e o humor.

Auxilia quem busca gerenciar seu próprio tempo, ter mais organização e controle das situações (que são possíveis controlar), agir pela razão, mas com alma gentil e limpa energias estagnadas.

Precauções: contraindicado para hipertensos, epilépticos, gestantes, lactantes, crianças com até 7 anos.

Lavanda


Nome científico: Lavandula angustifolia


*Equilíbrio emocional.

A palavra Lavanda vem de lavare, que significa lavar, limpar. Os antigos romanos queimavam a planta para purificar o quarto de doentes, afastando maus fluidos.

Este óleo essencial promove atitudes mais relaxadas. Um dos óleos mais simbólicos, precursor nos estudos de aromaterapia. Acalma, equilibra razão e emoção.

Cicatrizante e anti-inflamatório, é usado para regenerar a pele, tratar acne, equilibrar peles oleosas e ressecadas, micose, combate dermatites, furúnculos, pé de atleta, alergias, eczemas. Por ser cicatrizante também trata queimaduras, estrias e queloides.

Analgésico é muito usado para amenizar dores de cabeça, enxaqueca, sinusite, asma, dores musculares, dores reumáticas. Ameniza assaduras e reações a picadas de insetos. Pode regular o sono de adultos e crianças.

Bastante usado em momentos de tensão e estresse, no combate à insônia, impaciência, preocupação, medos e estados de choque.

Remove indecisões e conflitos emocionais, proporciona leveza, acalma estados conturbados.



Gerânio


Nome científico: Pelargonium graveolens


*Amor próprio.

Equilibrador hormonal, excelente para menopausa, TPM, e estresse. Na pele, reduz linhas de expressão. Emocionalmente, resgata o olhar de carinho, aceitação e cuidado com seu corpo e sua mente.

Hipotensor, estimula a função de glândulas que controlam a produção dos hormônios sexuais, o que o torna excelente para a menopausa e problemas menstruais (cólicas, fluxo menstrual, TPM). Antioxidante, cicatrizante e equilibrador de oleosidade, muito usado para o tratamento de acne, queimaduras, dermatites, dermatoses, celulite, estrias e em cremes rejuvenescedores.

Reanimador, indicado para situações prolongadas de tensão, fobia, estresse e depressão.

Oferece a capacidade do despertar da comunicação íntima, tornando a pessoa capaz de receber e experimentar novas possibilidades. Ideal para pessoas perfeccionistas, pois ajuda a aprender a ouvir e confiar em sua voz interior. Promove a intuição e a sensibilidade dos sentidos.


Bergamota


Nome científico: Citrus bergamia


*Otimismo

Poderoso ansiolítico, promove otimismo, poder pessoal e autovalorização. Especial para momentos em que nos sentimos vulneráveis à opinião externa ou com medo de expor alguma opinião. Equilibrador de apetite, auxilia em casos de dependências e vícios.

Cicatrizante e anti-inflamatório, eficiente para tratamento de psoríase. Imunoestimulante, ajuda a combater desequilíbrios de várias ordens, de leucorreia a cistite, de herpes a resfriado e gripe.

Equilibra o emocional, reduz a ansiedade e a depressão.

Estimula coragem e confiança, eliminando medos em geral. Dissipa a raiva, o ressentimento e o ciúme.